Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

ATADURAS





ATADURAS

1.FINALIDADE: proteger, mobilizar, promover hemostasia, impedir contaminação e sustentar outros materiais empregados na recuperação de um ferimento ou parte lesada, avaliar a dor, promover o conforto mental e físico do paciente.

2. MATERIAL: atadura de crepe, gaze ou elástica de tamanho adequado, compressa cirúrgica ou algodão ortopédico, fita adesiva para fixação,luvas de procedimento, biombo, se nscessário.


3. FORMAS DDE ATADURA ESUA UTILIZAÇÃO:
CIRCULAR- cada volta sobrepõe totalmente a anterior . Utilizada para fixar a atadura noo início e no final, para testa, pescoço, tórax, pulso e tornozelo.
ESPIRAL- cada volta sobrepõe metade ou dois terços da anterior, obliquamente. Utilizada para dedos, antebraço, braço, tronco e pernas.
RESERVA- na matade de cada volta espiral inverta a atadura, de modo que parte interna fique sendo a externa, diminuindo a largura da atadura e evitando que fique frouxa. Utilizada para acomodar o aumento de circunferência das partes do corpo como antebraço, braço, pernas e coxas.
OITO- voltas alternas para cima e para baixo em forma de oito. Utilizada para envolver as articulações.
RECORRENTE- voltas circulares e correntes combnadas. Utilizada para o couro cabeludo,mãos e coto.
CABRESTO- voltas circulares e em oito combinadas . Utilizada para o couro cabeludo e maxilar.
VELPEAUX- voltas circulares e espiral combinadas. Utilizada para ombro.

Atadura de Gaze Hidrófila (Bobina) - CREMER
A Atadura de Gaze Hidrófila (Bobina) é confeccionada com fio 100% algodão, sendo composta por três dobras e oito camadas no formato 91cm x 91m. Por ser altamente absorvente, encontra larga utilização em curativos ou procedimentos operatórios, entre outros. A atadura Gaze Hidrófila encontra larga utilização em curativos ou procedimentos operatórios, inclusive no tratamento de queimaduras, na absorção de sangue e exsudato, na confecção de gazes vaselinadas ou furacionadas, chumaços de algodão (revestimento).





Posso,Maria Belén Salazar
Semiologia e Semiotécnica de enfermagem/Maria Belén Salazar
Posso.- São Paulo: Editora Atheneu,2006.


Ariane Cíntia Sales Mendes
Enfermagem II Semestre