Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A evoluçaõ do tratamento câncer

A cirurgia é o método mais antigo empregado no tratamento do câncer. Há evidencias de que os egipcios, muitos séculos antes de cristo, já operavam tumores. Há 30 ano, uma mulher com tumor de mama de 1 centímetro perdia a mama inteira. Hoje é possivel retirar o fragmento da mama em volta do tumor e aplicar radioterapia para tratamento sem multilação.
academico: Emidio Bruno

Hepatite A

A Hepatite A é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa para a outra, por meio da água, alimentos ou objetos contaminados. O vírus é capaz de sobreviver em qualquer tipo de água contaminada, doce ou salgada, no solo, nos sedimentos marinhos, ostras, mariscos vivos, recheios de doces cremosos e em temperaturas de até 20°C. O vírus se aloja em células do fígado que se multiplicam. Depois, migram para o intestino, contaminando as fezes.(jornal de santarem e baixo amazonas)
Acadêmico: Emidio Bruno

BRONQUITE E ASMA

Apesar de serem facilmente confundidas, a asma e a bronquite são duas doenças completamente diferentes, com causas, sintomas e tratamentos bastante específicos. A asma não tem cura, por ser uma doença genética, e pode atingir indivíduos de qualquer faixa etária, especialmente as crianças.
Os sintomas da asma são tosse, que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração (catarro); falta de ar; chiado no peito e dor ou aperto no peito.
A bronquite por sua vez, é definida quando há presenças de tosse com muco (catarro) na maioria dos dias do mês, em três meses ao ano, por dois anos sucessivos, se outra doença que explique a tosse, comenta o médico. É uma DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), assim como o enfisema pulmonar.
Para evitar as crises os médicos citam alguns cuidados que devem ser observados por quem sofre de asma como respirar pelo nariz, evitar contato excessivo com poeiras e poluição, evitar ambientes aglomerados e fechados, cuidar da hidratação, estar em bom estado nutricional e boas condições físicas, procurar um médico.
academico:Emidio Bruno

DA CATARATA AO OLHO SECO

Pesquisas têm demonstrado que o time feminino tende a apresentar mais problemas oculares do que o masculino. Variações hormonais, como as que ocorrem durante a menopausa, são uma das explicações para esse fenômeno. O sobe e desce dos hormônios estaria por trás da síndrome do olho seco, quando a lubrificação ocular se torna insuficiente, provocando coceira e sensibilidade à luz. Felizmente, esse panorama não está fadado à escuridão. Algumas medidas nada complicadas auxiliam a prevenir muitos males que embaçam a visão. Visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é essencial. O uso de óculos escuros também, de preferência os com proteção UV.
A radiação do sol está implicada no surgimento de doenças como a catarata, situação em que o cristalino, a lente que foca as imagens, fica opaco, gerando dificuldades para enxergar. Por fim, uma alimentação equilibrada, com fontes de ômega-3, como a linhaça, e luteína, substância presente nas folhas verde-escuras, também é uma ótima pedida para a gente continuar a ver as cores do mundo com muita saúde.

APARELHO DE RESSONÂNCIA ÚLTIMA GERAÇÃO


Novo aparelho de Ressonância Magnética de 3 tesla e completa a estrutura dos serviços de diagnóstico por imagem, os recurso de alta tecnologia, possibilita melhor definição de imagem do corpo humano e auxilia especialista a detectarem alterações no organismo e doenças dificeis de serem diagnósticadas por outro métodos. Desta forma, apresenta excelente performance e é utilizado pelas mais qualificadas instituições hospitalares do mundo.
A Ressonância de 3 tesla não ultiliza radiação ionizante e é capaz de retratar,detalhadamente, imagens de uma lesão mínima,inferior a um centímetro, o que aumenta as chances de tratamento precoce e obtencão de cura, conforme os médicos radiologista afirmam.
APLICAÇÕES E UTILIDADE- com o avanço tecnológico, as apliações clinicas são ampliadas de acordo com neurorradiologista que coordena o serviço de Ressonância do Hospital, de um modo geral, alguns exames realizados com a tecnologia de 3 tesla vão apresentar melhor resolução de imagem, como os de encéfalo, estudos funcionais do cérebro, musculo esqueletico, angiorressonância, e entre outros. Também pode
facilitar a identificação de várias patologias,como doenças degenerativas, doenças da prostata, aneurisma cerebral,obstruçõesde artérias, tumores cerebrais e viabilizar estudos das cartilagens.


FONTE: Revista ISTO E
ED.9 ANO 2010
ALUNA: Raimunda Elineide Diógenes Colaço
2º semestre de Enfermagem