Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

A EVOLUÇÃO DO BANHO NO LEITO




Conheça agora o mais novo conceito de higienização e banho em pacientes acamados.
O Kit Banho no Leito, além de ter sido considerado um dos grandes sucessos da Feira Hospitalar de 2008, teve 100% (cem por cento) de aprovação por usuários e pacientes por facilitar, economizar e agilizar o banho ao acamado.
Com o Kit Banho no Leito conseguimos transformar um procedimento considerado, na maioria das vezes, incômodo ao paciente em algo relaxante e prazeroso, evitando ainda infecção cruzada e recontaminação.
O Kit Banho no Leito já teve seu reconhecimento pela revista do COREM (agosto 2008), ganhou um prêmio de melhor invento na TV Vivax (março 2008) e grande destaque do Jornal Uniban no (novembro 2008).
O kit contem: 1 lavatorio anatomico com capacidade para 5 litros, 1 rede de proteção para revestir o lavatrio e não permitir que os cabelos fiquem imersos sob a agua, 1 chuveiro termico portatil com capacidade para 3,5 litros e controle de fluxo de agua, 1 lençol impermeavel para manter o leito sempre seco.

"A praticidade do aparelho já é uma grande evolução, porém, a satisfação do paciente é algo indescritível."
FINALIDADE:
Proporcionar conforto, remover odores e sujidades, ativar a circulação, favorecer a transpiração.
MATERIAL:
• Bacia;
• Jarro com água morna;
• Balde;
• Comadre;
• Sabonete;
• Luvas de banho e de procedimento;
• Toalhas de banho e de rosto;
• Roupas de cama;
• Material para higiene oral;
• Biombo (se necessário);
• Jornal ou papel toalha.

PROCEDIMENTO:
• Lavar as mãos;
• Dispor o material sobre a mesa de cabeceira, o balde no chão forrado com jornal ou o papel toalha e a comadre na cadeira;
• Colocar a roupa de cama no espaldar da cadeira, na ordem em que será usada;
• Calçar as luvas de procedimentos;
• Fazer ou ajudar na higiene oral;
• Soltar a roupa do leito e retirá-la, deixando apenas o lençol debaixo;
• despir o paciente protegendo-o com a toalha de banho somente na região que esta sendo lavada;
• ensaboar utilizando a água e o sabonete, enxaguar a luva de banho despejando a água do jarro sobre ele e secar com a toalha de rosto ou de banho;
• o banho deve obedecer preferencialmente ao sentido céfalo-caudal;
• desprezar a água usada da bacia no balde;
• durante o banho este procedimento deverá ser feito quantas vezes forem necessárias;
• lateralizar o paciente e lavar a parte posterior do tórax e abdome;
• colocar a comadre e oferecer a luva de banho para o paciente proceder a higiene íntima (realizar o procedimento se for necessário)enxaguando em seguida;
• oferecer água e sabão para o paciente lavar as mãos;
• proceder a arrumação da cama;
• recolher o material, retirar as luvas de procedimentos e fazer as anotações de enfermagem pertinentes.

Posso, Maria Belén Salazar
Semiologia e semiotécniaca de enfermagem/Maria Belén Salazar
Posso.-São Paulo: Editora Atheneu,2006.


Ariane Cíntia Sales Mendes
Enfermagem II Semestre

EQUIPAMENTOS DE RADIOTERAPIA (IGRT)



Uma nova geração de equipamentos de radioterapia, conhecidos por IGRT (radioterapia guiada por imagem, na sigla em inglês), vem permitindo evitar cirurgias e diminuir efeitos colaterais do tratamento. A técnica consegue irradiar as células doentes preservando ao máximo os tecidos saudáveis.
Esses equipamentos já estão disponíveis em centros de excelência como os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, em São Paulo. Em poucos meses, duas instituições públicas devem oferecer o tratamento aos seus pacientes: o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Rio de Janeiro, e o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em São Paulo.
Aliados ao avanço nas técnicas de imagem, os novos aparelhos permitem visualizar, em tempo real, onde o tumor está. Eles levam em conta, inclusive, os movimentos da respiração do paciente.
VIDA E SAÚDE.São Paulo: Ed.Maio,n 4,2011
Acadêmica:Iamily Cavalcante

DIU T DE COBRE



DIU é um pequeno dispositivo em forma de T. Seu médico o coloca dentro do útero. Os braços do DIU de cobre em forma de T contêm algum cobre, o que interrompe a fertilização ao prevenir que o esperma passe pelo útero em direção ao tubos de falópio. Se a fertilização ocorrer, o DIU pode prevenir o ovo fertilizado implantar-se no revestimento do útero. O DIU T de cobre pode ficar no seu útero por até 10 anos. Ele não a protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Esse DIU é 99% eficiente na prevenção da gravidez. Esse método anticoncepcional requer visita ao médico para a implantação do DIU e verificar se não está havendo nenhum problema.
www.abcdasaude.com.br/artigo. Acesso em 25/04/2011. Ás 17:00Hrs
Acadêmica: Iamily Cavalcante

IMPLANTE (NORPLANT AND NORPLANT 2)



Esse produto consiste de cápsulas pequenas e finas que são colocadas abaixo da pele. Essas cápsulas liberam uma quantidade constante e bem pequena de um esteróide que previne a gravidez por até 5 anos. As cápsulas podem ser removidas a qualquer momento, e então você poderá ficar grávida. Esse método anticoncepcional tem 99,8% de eficiência na prevenção da gravidez. Requer visitas ao médico para verificar se não está havendo nenhum problema.
www.mulhersaudavel.com.br – Acesso em 22/04/2011. Ás 09:00 Hrs
Acadêmica: Iamily Cavalcante

PRESERVATIVO FEMININO



Usado pela mulher, esse método de "barreira" impede o esperma de entrar no seu corpo. Ele é feito de poliuretano, tem lubrificante e pode oferecer proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo feminino pode ser colocado até 8 horas antes do intercurso sexual. Esse método anticoncepcional tem entre 75-95% de eficiência na prevenção da gravidez.
www.mulhersaudavel.com.br – Acesso em 22/04/2011. Ás 11:25 Hrs
Acadêmica: Iamily cavalcante

ADESIVO CULTÂNEO (ORTHO EVRA)



Contem os mesmos hormônios que a pílula anticoncepcional. Ele deve ser colocado na pele permanecendo nesta posição durante uma semana. Depois de três semanas deve-se fazer uma pausa de uma semana. Para iniciar o tratamento ele deve ser colocado no primeiro dia da menstruação.Algumas mulheres preferem usar o adesivo anticoncepcional, porque usando a pílula, você corre o risco de esquecer de tomá-la algum dia. Outra vantagem é que os hormônios são absorvidos diretamente pela circulação, evitando assim alguns efeitos colaterais, que em algumas vezes são proporcionados pela pílula oral.O adesivo é de cor bege, ele deve ser colocado preferencialmente na nádega, no braço, no dorso, ou no abdômen, pois se colocado em áreas de atrito, poderá haver risco de deslocamento ou de absorção inadequada dos hormônios. O adesivo foi produzido pelo laboratório americano Jansen-Cilag Farmacêutica.
www.anticoncepcao.org.br - Acesso em 05/05/2011. Ás 12:55hrs
Acadêmica: Iamily cavalcante

ANEL VAGINAL (NUVARING)





É um contraceptivo em forma de anel vaginal vendido pela Organon. É um anel plástico flexível que administra uma pequena dose de progesterona e um estrógeno durante o decorrer de 3-4 semanas. A própria mulher retira e coloca o anel, não necessitando de um médico.O NuvaRing pode ser colocado com a mulher deitada, agachada, ou em pé. A mulher deve introduzi-lo na vagina empurrando-o com o dedo até não senti-lo mais. Após colocado o anel não é sentido pela paciente. A colocação deve ser feita no 3º dia da menstruação e o anel deve permanecer no local por 21 dias. Para retirar o NuvaRing basta inserir o dedo na vagina e puxar o anel. Deverá ser feita uma pausa de 7 dias e um novo anel deve ser utilizado por mais 21 dias.
www.anticoncepcao.org.br - Acesso em 05/05/2011. Ás 12:30hrs
Acadêmica: Iamily Cavalcante

OXIGENOTERAPIA



Conceito:Consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia.

Considerações Gerais:- O oxigênio é um gás inodoro, insípido, transparente e ligeiramente mais pesado do que o ar;
- O oxigênio alimenta a combustão;
- O oxigênio necessita de um fluxômetro e um regulador de pressão para ser liberado;
- A determinação de gases arteriais é o melhor método para averiguar a necessidade e a eficácia da oxigenoterapia;
- podem ou não existir outros sinais de hipóxia como a cianose.

Avaliação Clínica do Paciente:
Sinais de hipóxia são:
- Sinais respiratórios:
Taquipnéia, respiração laboriosa (retração intercostal, batimento de asa do nariz), cianose progressiva;
- Sinais cardíacos: Taquicardia (precoce), bradicardia, hipotensão e parada cardíaca (subseqüentes ao 1°);
- Sinais neurológicos: Inquietação, confusão, prostração, convulsão e coma;
- Outros: Palidez.

Métodos de Administração de Oxigênio:a) cânula nasal - é empregado quando o paciente requer uma concentração média ou baixa de O2. É relativamente simples e permite que o paciente converse, alimente, sem interrupção de O2.
1- Vantagens:
- Conforto maior que no uso do cateter;
- Economia, n~]ao necessita ser removida;
- Convivência - pode comer, falar, sem obstáculos;
- Facilidade de manter em posição.
2- Desvantagens:- Não pode ser usada por pacientes com problemas nos condutos nasais;
- Concentração de O2 inspirada desconhecida;
- De pouca aceitação por crianças pequenas;
- Não permite nebulização.
b) Cateter Nasal - Visa administrar concentrações baixas a moderadas de O2. É de fácil aplicação, mas nem sempre é bem tolerada principalmente por crianças.
1- Vantagens:
- Método econômico e que utiliza dispositivos simples;
- Facilidade de aplicação.
2- Desvantagens:- Nem sempre é bem tolerado em função do desconforto produzido;
- A respiração bucal diminui a fração inspirada de O2;
- Irritabilidade tecidual da nasofaringe;
- Facilidade no deslocamento do cateter;
- Não permite nebulização;
- Necessidade de revezamento das narinas a cada 8 horas.

c) Máscara de Venturi - Constitui o método mais segurei e exato para liberar a concentração necessária de oxigênio, sem considerar a profundidade ou freqüência da respiração.

d) Máscara de AerosolTendas Faciais - São utilizadas com dispositivo de aerosol, que podem ser ajustadas para concentrações que variam de 27% a 100%.

Consiste na administração de oxigênio com finalidade terapêutica.Quando a concentração oferecida for superior a 21%, deve ser encarada de forma análoga à terapia com medicamentos, necessitando de dosagem adequada e método correto.
Existem vários tipos de sistemas para administração de oxigênio, classificados de acordo com a concentração e fluxo do gás. Os sistemas podem ser abertos ou fechados, de baixo ou alto fluxo, e utilizar cateteres ou máscaras.
Máscaras faciais para nebulização.
SISTEMA DE ALTO FFLUXO: máscara ‘’ VENTURI’’.
A umidificação do oxigênio é recomendada sempre que o gás for administras por mais de 10 minutos. Pode ser realizada por meio de :
SISTEMAS DE UMIDIFICAÇÃO: produzem água molecular na forma gasosa (vapor), fornecem umidade relativa de 100%, à temperatura ambiente, que cai para 50% quando em contato com a parede mucosa das vias aéreas. Tipos de umidificador: de bolhas, em cascata ou aquecimento por condução.

SISTEMAS DE NEBULIZAÇÃO: produzem gotículas de água suspensas no gás, fornecem 100% de umidade relativa a 37 graus Celsius e 40% em temperatura ambiente. Tipos de nebulizador: pneumático, ultra-sônico e micronebulizador.

NEBULIZAÇÃO:
FINALIDADE: umidificar o ar inspirado, oferecer aporte de oxigênio, fluidificar secreções.
MATERIAL: fluxômetro calibrado para rede de oxigênio; máscara de nebulização simples o ‘’ Venturi’’ estéril; extensão plástica corrugada (traquéia) estéril, 250 ml de água destilada esterilizada; etiqueta adesiva.

OXIGENOTERAPIA COM CÂNULA NASAL DUPLA (ÓCULOS):

FINALIDADE: oferecer aporte de oxigênio umidificado.
MATERIAL: cânula nasal dupla estéril; umidificador de bolhas estéril; extensão plástica ou de borracha estéril; fluxômetro calibrado para rede de oxigênio; 50 ml de água destilada esterilizada.

OXIGENOTERAPIA COM CATETER NASOFARÍNGEO:
FINALIDADE: oferecer aporte de oxigênio umidificado.
MATERIAL: cateter nasofaríngeo estéril de numeração adequada; esparadrapo; gaze com lubrificante (vaselina líquida); umidificador de bolhas estéril; extensão plástica ou de borracha estéril; fluxômetro calibrado para rede de oxigênio; 50 ml de água destilada esterilizada.

INALAÇÃO:
FINALIDADE: administrar madicamentos, fluidificar secreções, oferecer aporte de oxigênio.
MATERIAL: fluxômetro calibrado para rede de oxigênio ou ar comprimido; micronebulizador plástico esterilizado, com máscara e extensão para rede de oxigênio ou ar comprimido, 10 ml de soro fisiológico ou água destilada esterilizada; solução medicamentosa, conforme prescrição médica; etiqueta adesiva; gaze esterilizada.



Posso,Maria Belén Salazar
Semiologia e Semiotécnica de enfermagem/Maria Belén Salazar
Posso.- São Paulo: Editora Atheneu,2006.


Ariane Cíntia Sales Mendes
Enfermagem II Semestre