Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011

RASTREAMENTO DE DOENÇAS INÍCIAL DE DEPRESSÃO.















A depressão mesmo que uma pessoa apareça sorrindo, uma suposta tranquilidade pública, ela pode estar tentando esconder um caso forte de depressão, que explode quando o homem ou a mulher, fecha a porta de sua casa.
A depressão é uma doença devastadora, e existem aspectos de Depressão que muitas pessoas não sabem e não se dão conta que estão sofrendo do mal. Trata-se do grau em que os transtornos afetam os relacionamentos,e comum,e com frequência não e detectada na consulta de atenção primária.Instrumentos
de rastreamento simplis são capazes de detectar pacientes com depressão maior.
Duas perguntas nas 2 ultimas semana voc~e se sentiu abatido,desesperaçado?talvez seja tão sensivel quanto
abordagens mais longas.Entretanto.para melhorar os resultados no caso de pacientes deprimidos o rastreamento precisa estar vinculado a intervenções que melhorou o acompanhamento e o tratamento



DRº.David Atkins tradução de CECEL MÉ
DICINA



ENFERMAGEM II NOITE
Elizete  Costa  Lima

DIABETE TIPO 1 E TIPO 2

 


Diabete de millus,paciente com diabete de millus tipo 1 ou tipo 2 encontram-se sobre risco aumentado para
DCVA.No diabetico tipo 2 o risco de DCVA,aproximadamente duplica em homens e aumenta em 4 vezes em mulheres,no diabetico tipo 1,os risco são maiores,porticulamente em paciente com proteinúria.
Oa pacientes com diabete tipo 2 comunente exibem evidênciasde resistência insulinica bem antes do início da diabetes químicas.Aesistência insulinica,o diabetico tipo 2 geralmente são acompanhados por uma ou mais anormalidadess metabolicas;insulina,glicose,pressão arterial,alto niveilde triglicerídeos e menores níveis de HDL colesterol.com a perda de peso,exercício,a resistência a insulina melhora os níveis de triglicerídeos diminuem,particula de LDL tornam-se maiores e menos densas,HDL colesterol aumento,hipertensão tende a melhorar  a dieta,exercício podemreduzir sensivelmente a probabilidade de diabete de início recente em pacientes de alto risco.


Luiz Augusto Marcondes Fonseca,Drº.Pela faculdade de São paulo publica da USP e médico assistente do serviço de imunologia da clínica e alergia do HCFMUSP.


 ENFERMAGEM II NOITE
 ELIZETE COSTA LIMA

SAÚDE CARDIOVASCULAR

HENO FERREIRA LOPES.Bio nutrição publicação destinada ao profissionais de saúde.São Paulo:março 2008 ano 3 nº 5 pag.17


    CONSIDERANDO.HENO FERREIRA LOPES(2008).As doenças cardiovascular importantes causas de morbidades e mortalidades nos paísesem desenvolvimento alguns fatores predisponentes não podem ser alterados,como idade avançada e história de patologia coronaria na familia.Entretanto outros fatores de risco como hipertensão arterial,diabete,obesidades,tabagismo,sedentarismo podem ser modificados.
As medidas para nos como futuros enfermeiros temos que orientar informações adequadas para combater esses fatores de risco sao complexoas.redução de peso,controle da hipertensão metabolismo da glicose.
O controle de tais fatores de risco é ficícil,mas o resultado e positivo é compensador.Essa dificuldade deve-se ao fato de os enfermosapresentaremcostumes errônios,relacionados á alimentação e estilom devida.Alimentação inadequada contribuiem  para piorar outros fatores como de risco para a saúde.


 ENFERMAGEM II  NOITE
Elizete costa
Genilza sandra

Técnologia & Saúde - Expirometro Portatil

   Um aparato de grande tecnologia é o Sensaire TM , um expirometro portatil com todas as funções necessárias para o diagnóstico de problemas pulmonares, com uma tela touch screen e gráficos exibidos em tempo real.
   A tecnologia utilizada, além de avançada é ecológicamente correta, utilizando apenas materias biodegradáveis nos sensores bocais descartáveis, minimizando a contaminação cruzada entre pacientes e não prejudicando o meio ambiente.
   O dispositivo também pode ser acoplado a impressora e a qualquer equipamento com o sistema operacional Windows.
 Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Tecnologia " up to date " no auxilio da Saúde

  Novos dispositivos que ajudam o profissional a obter dados e sinais vitais de pacientes utilizando os seus handhelds, notebooks ou desktops pessoais.
   Um exemplo é o Oxicard TM, o primeiro oxímetro de pulso construido totalmente em um cartão PCMCIA, que pesa apenas 114 g, que quando conectado ao hardware, possibilita a visualização em tempo real em seu display da SpO2 em questão de segundos, com a possibilidade de configuração de diversos parametros, além da possibilidade de imprimi-los os dados em uma impressora comum.
 Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Tecnologia usada nos tênis ajuda evitar problemas de saúde

   Muitos profissionais do mercado financeiro praticam uma corrida leve, para reduzir o estresse. Mas a prática de esportes, sempre exige uma boa orientação, que começa pela compra do tênis adequado.
    Segue o LINK abaixo para tirar suas dúvidas:

Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Aparelho para teste rápido em tiras de medir colesterol, triglicérides e glicose

  Hoje com a grande expansão do mercado de materiais e insumos na área médica, surge uma nova modalidade de realização de exames, mais de interesse como acompanhamento em casos de pacientes que apresentam doenças que necessitam de controle freqüente.
  Um sistema é o de equipamentos portáteis que usam tiras reagentes para que o paciente pingue nela uma gota de sangue e esta é inserida no equipamento para que ele faça a leitura e emita o resultado do exame.
  Um deles é o sistema Accutrend GCT para determinação rápida de glicose, colesterol, e triglicérides no sangue em consultórios médicos e uso doméstico pelos próprios pacientes. Pesquisei alguns preços e encontrei valores entre quinhentos e setecentos reais sem as fitas, outras marcas e modelos para a dosagem específica, Kit Accu-Chek Active para Controle do Diabetes, por exemplo estão com preço entre setenta a cento e vinte reais.
  Mede e monitora terapia de desordens metabólicas e de fatores de risco cardiovascular.

Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Mamografia

   A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
    Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.

   A Mamografia é um processo de utilização de baixa dose de raios-X (geralmente em torno de 0,7 msv). É utilizado para examinar diferentes tipos de tumores e cis. A mamografia tem sido comprovada para reduzir a mortalidade por câncer de mama, comprovada pela primeira vez à salvar vidas em pesquisa publicada por Sam Shapiro, Strax Philip e Venet Louis em 1966. Como todos os raios-x, as mamografias usam doses de radiação ionizantes para criar a imagem. O ultra-som e a ressonância magnética são auxiliares à mamografia. O ultra-som é normalmente usado para avaliação de massas encontradas na mamografia ou massas palpáveis que não se vêem em mamograma e a ressonância magnética pode ser útil para avaliação de resultados duvidosos, ou às vezes para avaliação pré-cirúrgica para procurar lesões adicionais. Biopsia de mama estereotáxica é outro método mais comum para avaliação de resultados suspeitos. A mamografia tem uma taxa de falso-negativos de pelo menos 10 por cento. Isto é em parte devido aos tecidos densos obscurecendo o câncer e o fato de que o aparecimento de câncer na mamografia tem uma grande sobreposição com a aparência dos tecidos normais. 

Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Esfigmomanômetro / Aparelho de P.A.

   O esfigmomanômetro ou aparelho de pressão é um dispositivo utilizado por diversos profissionais da área da saúde, como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas. Consiste num sistema para compressão da artéria braquial. É composto por uma bolsa inflável de borracha de formato laminar, a qual é envolvida por uma capa de tecido inelástico (braçadeira, cuff com manguito = bladder) e conectada por um tubo de borracha a um manômetro e por outro tubo, que contém uma válvula controlada pelo operador, conectado a uma pêra, que tem a finalidade de insuflar a bolsa pneumática. Usado para medida indireta da pressão arterial.
    Com o auxílio de um estetoscópio para a ausculta dos sons de Korotkoff é possível a verificação tanto da pressão sistólica quanto da pressão diastólica.
Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Hemodiálise

   A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue com um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.




Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Eletrocautério

Eletrocautério

   Eletrocauterização (também chamada de cirurgia elétrica ou eletrocirurgia) é o processo de destruir tecido com a eletricidade, sendo usado amplamente na cirurgia moderna. O procedimento é frequentemente usado para parar o sangramento de pequenos vasos (sendo os vasos maiores ligados) ou para cortar um tecido corporal, como, por exemplo, a gordura abdominal em uma laparotomia ou o tecido mamário em uma mastectomia.

Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Cirurgia torácica videoassistida

   Cirurgia torácica vídeo-assistida é a técnica cirurgica que utiliza um toracoscópio acoplado a um sistema de microcâmera e monitor de vídeo para a visualização da cavidade pleural. Por este método é possível a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos na esfera das doenças intratorácicas (pleurais, pulmonares, etc.)
Por: Sâmara Mendes

Técnologia & Saúde - Combate à Depressão

   Outro método inédito é a estimulação magnética transcraniana repetitiva. O nome é complicado, mas a função do aparelho é simples: estimular, sem dor e efeitos colaterais, substâncias do cérebro de pacientes que precisam de equilibrio neurológico.

   O médico coloca uma touca no paciente e marca o ponto que deverá ser estimulado. O equipamento emite ondas magnéticas durante vinte minutos. O resultado começa a aparecer a partir da 10ª sessão. O tratamento é utilizado para distúrbios psíquicos, como depressão, fibromialgia e esquizofrenia. “Esse aparelho vai fazer com que se estimule as substâncias do cérebro e, com isso, fazer com que a pessoa comece a ter um ganho de vida melhor. Umas das coisa mais importantes desse aparelho é fazer com que a pessoa não tenha efeito colateral”.
   Um paciente que sofre de esquizofrenia descobriu a doença há 10 anos. Durante muito tempo tomou medicamentos fortes. Ele conta que a estimulação magnética reduziu os remédios e diz que se sente bem melhor. “O sono vem como se fosse natural, não como se fosse com remédio. Vou continuar o tratamento”, disse.

Por: Sâmara Mendes

Técnologia & saúde - Cápsula Endoscópica

   A cápsula endoscópica está ajudando no diagnóstico de doenças do intestino delgado. Do tamanho de um comprimido, ela atua como uma minúscula câmera e vai a lugares do corpo onde nenhuma sonda consegue chegar.

   O exame é simples: o paciente ingere a cápsula e fios são ligados ao corpo e a um receptor. Então, a pessoa pode ir para casa. 12 horas depois, retorna ao consultório, e os dados armazenados são passados para o computador. Com as imagens, o médico identifica doenças com mais precisão e decide, com mais segurança, o tratamento a ser utilizado. “Era um exame excluído da endoscopia, porque era uma zona cega. Ficava em torno de cinco a seis metros do intestino delgado sem acesso endoscópico”.
Por: Sâmara Mendes

TECNOLOGIA E SAÚDE DA MULHER




WEIGL, Wilson. Pequena empresa e grandes negócios. SP: junho de 2010 pg. 15.

Atualmente, nota-se que a alimentação inadequada não só das mulheres quanto da população em geral refletem-se no surgimento de doenças crônicas: a obesidade, diabetes e câncer, no qual as mesma apresentam parcelas relevadas dos gastos com a saúde em qualquer pais alem de infringirem grade sofrimento para as pessoas portadoras dessas patologias.

O exame ginecológico, e visto como uma oportunidade de diagnosticar varias patologias na saúde da mulher. Que quando diagnosticadas após o tratamento podem proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Para WEIGL, “ o negocio já era saúde da mulher especialmente a prevenção do câncer”. Observa-se, que no fim do ano de 2005, a história do controle do câncer no Brasil ganhava um marco com a publicação da Política Nacional de Atenção Ontológica. O câncer é um problema de saúde publica, o que implicava o envolvimento de toda a sociedade em ações nesse campo. A mobilização social passou a ser mais do que necessária, para o Instituto Nacional de Câncer (INCA) tornou-se imprescindível.

Segundo WEIGL, “faz-se necessário um laboratório voltado para o publico feminino”. Conclui-se então que para incentivar as mulheres a um cuidado efetivo com sua própria saúde tendo em vista as ótimas condições laboratoriais, físicas e estruturais para a prevenção do câncer.


ARIANE CINTIA SALES MENDES
FABRICIO ARAUJO AMARAL
ENFERMAGEM II SEMESTRE











Saúde e Tecnologia

REVISTA NURSING - Edição brasileira - vol. 110, nº 10 (2007). Editora Bolina Brasil Ltda

Rosângela B. de Holanda
Maria Milvânia de Holanda Serra


Roche lança o teste rápido para diagnostico da sepse

       A Roche lançou no fim do mês de Junho, o novo teste de metodologia PCR para identificação da sepse, que reduz de dias para mpoucas horas o diagnostico dos 25 principais agentes causadores de infecção sanguineo.
       Portanto essa nova tecnologia permitirá que o diagnostico seja conhecido em até seis horas, conta a medida de quatro dias dos metodos atuais, possibilitando assim ação mais rapida e eficaz no tratamento contra infeção.



  



¹- Roche lança o teste rápido para diagnostico da sepse
² - Rosângela B. de Holanda; Maria Milvânia de Holanda Serra

 


O CUIDADO DE ENFERMAGEM DE QUALIDADE DA UTI.

DIAS,Renato B.F.Enfermagem Brasil.Rio de Janeiro.Junho de 2010, pg.183.

A evolução tecnológica mundial, presente em todos os âmbitos, nos leva a uma inquietação na aréa da saúde, mormente nas unidades de terapia intensiva (UTI), no cuidado de enfermagem que é prestado neste setores.
Segundo o Conselho Internacional de Enfermagem(CIE/ICN) "ao enfocar a qualidade da atenção ao paciente com uma sequência da qualidade dos lugares de trabalho e qualquer setor, onde a enfermagem possa atuar de forma segura e competente".
O avanço tecnológico voltado tanto para a aparelhagem que compõem a UTI, como um conjunto diferenciado no complexo hospitalar, onde advém que as tecnologias que derivam de avanços científicos não podem ser visualizados, simplesmente, como maquinas ou equipamentos.Fundamentalmente esta subutilização é observada com relação aos dados que esses aparelhos fornecem, na realidade elas são extensões do corpo do paciente, onde são ferramentas de extrema importância tanto para subdiar a prática clínica dos profissionais que deles se utilizam no cotidiano da pratica de cuidar, tanto para divulgar seus resultados.
O pneumotocógrafo é um aparelho que possui um monitor gráfico que tem por finalidade monitorar tanto a função quanto a mecânica respiratória dos pacientes em ventilação mecânica, ou seja em uso de ventilador mecânico com pressão positiva.






Annie Ellen,
Neuciane Pereira.
Enfermagem II semestre 2011.

SAÚDE CARDIVASCULAR

LOPES HENO  FERREIRA.Bio nutricão Publicação destinada ao Profissionais de saúde.São Paulo:
 Março 2008 ano 3 nº5 pag.17                                                                                                              





    CONSIDERANDO LOPES HENO FERREIRA(2008),As doenças cardiovasaculares são importantes causas de morbidade e mortalidade nos países em desenvolvimento alguns fatores predisponentes não podemser alterado,como idade,avançada e história de patologia arterial coronária na familia.Entretantos
outros fatores de risco,como hipertensão arterial,diabete,obesidades,tabagismo,sedentarismo,podemser modificados.
As medidas para nos como futuro enfermeiros temos que orientar cominformações adequadas para combater 








a
 Romã Contra Próstata

VIDA E SAÚDE: São Paulo: Ed. Março, n 3, 2011.
                      
Considerando Vida e Saúde (2011), Pesquisadores da Universidade da California indicam que o suco de aproximadamente 240 ml de Romã aumenta em quatro vezes o período em que os níveis de PSA (indicador do Câncer de Próstata), se mantem estáveis. Em vez dos 15 meses médios para o PSA dobrar, com suco de romã isso so aconteceu depois de 54 meses, conta o Urologista Alln Pantuck, pesquisador líder desse estudo.Outra análises demonstraram que certos compostos do suco de romã inibiram o crescimento do câncer de Próstata em células.Entendemos que há motivo p/ esperança, com certeza, mais onde se sabe pouco sobre a romã, pois o próximo passo é saber como a romã inibe o crescimento do câncer.



Iamily Cavalcante Rego
Raimunda Elineide Diógenes

GELADEIRAS ESPECIAIS PARA O ARMAZENAMENTO DE IMUNOBIOLOGICOS

                    GELADEIRAS ESPECIAIS PARA ARMAZENAMENTO DE IMUNOBIOLOGICOS.1



  BRASIL,MINISTÉRIO NACIONAL DA SAÚDE.SITUAÇÃO DA PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOENÇAS TRANSMISSIVEIS NO BRASIL.BRASÍLIA : MINISTÉRIO DA SAÚDE,2002.
                                                                                                                Elcicléia Alvarenga 1
                                                                                                                Vanessa Barato 1



Para BRASIL "A sala de vacina da Unidade Básica de Saúde(UBS).constitui o elo final da rede de frios,pois é neste local que o individuo receberá a aplicação de imunobiologicos.
Sabe-se que a qualidade dos imunobiologicos é garantido através de um sistema que assegura que todas as vacinas administradas mantenham suas caracteristicas iniciais,por isso se as condições de conservação das vacinas no local  não forem adequadas todo trabalho desde a produção da vacina no laborátorio será inútil.
Segundo BRASIL o uso de geladeiras especiais para armazenamento de vacinas substitui a formula sistemática da geladeiras domésticas das UBS ,onde há um melhor isolamento nas paredes do equipamento.pois são termo estáveis,dispondo também de monitoramento eletronico de temperatura e alem de outros recursos.
Percebe-se que a UBS que faz  uso dessa nova tecnologia ,tem um desempenho mair em relação a conservação das vacinas,para quem não o faz. As geladeiras especias conseguem com que as vacinas estejam conservadas dentro da temperatura recomendada pelo Ministério da Saúde ,garantindo com isso as caracteristicas iniciais da vacina e sua eficácia.
 Palavras chave :Geladeiras,vacinas,imunobiologicos
            1 Resenha
            2 Académicos de Enfermagem do Iespes  II semestre noturno.

SAÚDE E TECNOLOGIA



Ferraz LNS, Lippi UG.Saúde Coletiva;São Paulo Ed. Bolina, Dezembro 2009.


A percepção das usuárias nas consultas médicas e de enfermagem durante o pré-natal no programa de saúde familiar

    Para Saúde Coletiva (2009), o presente estudo tem como objetivo avaliar e identificar possíveis diferenças quanto a percepção das usuárias frente às consultas realizadas por médicos ou por enfermeiros, durente a assintência pré-natal nas Unidades de Saúde da Família (USF) e o comprimento das disposições normativas dos programas de atenção integral à saúde da mulher.
As usuárias afirmaram que o atendimento prestado pelos médicos nas consultas teve satisfação pela seguranmça com que mostram na orientação pelo exam físico, tratamento e formação de vínculos.
Destaca-se que durante o pré-natal o vínculo entre o profissional e a família permite idealizar e hierarquizar e atender de forma diferenciada situações de risco individual ou coletiva. Ocorre um ampla interação entre o profissional, a unidade de saúde e a população que favorece o trabalho e permite maior confiança para expor os mais variados problemas sociais e de saúde no interior do ambiente familiar.
Entendemos, que o trabalho em equipe é totalmente valorizado com enfoque multidisciplinar e requer a prática na qualidade do serviço e do desenvolvimento das atividades como as ultrassonografias que revela que os profissionais desenvolvem ações de grande complexidade e diversidade.



 Acadêmicas: Cleidivânia Rosário e Lívia Baú. II Semestre de Enfermagem.