Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CAPNOGRAFIA




A capnografia é o registro do gás carbônico no final da expiração(ETGO). Ela contribui diretamente para a monitoração da função respiratória. Essa medida equivale à concentração de GO expirado no final de cada ciclo respiratório, em que o ETGO representa a concentração próxima da alveolar, expressando, assim, o GO so sangue arterial (PaGO) é cerca de 4 a 6 mmHg.
Os aparelhos mais comuns analisam e registram a pressão parcial de GO expirado por um sensor instalado nas vias aéreas o paciente ou pela aspiração de amostra de ar nos pacientes intubados. As técnicas empregadas pelos equipamentos são
-Espectroscopia de massa
-Absorção de luz infravermelha








ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA








Enfermagem em terapia intensiva: práticas e vivências/ RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER..... (et al). Porto alegre: artmed, 2011.

OXIMETRIA DIGITAL DE PULSO



A oximetria de pulso(SpO2)como monitoração de situações em que se observa a presença de hipoxia em pacientes com distúbios respiratórios apresenta-se como um método simples e seguro. Fundamenta-se no princípio da espectrofotometria, ou seja, consiste em um dispositivo que emite alternadamente luz vermelha e infravermelha. O sensor do oxímetro de pulso é composto por uma fonte de luz e um fotodetector, cuja finalidade consiste em receber e diferenciar a luz transmitida e observida pelas moléculas de hemoglobina. Em função da estrutura molecular, a hemoglobina e a carboxiemoglobina absorvem e refletem a luz de forma diferente, possibilitando, ao fotorreceptor, captar tal diferença e encaminhar a informação a um microprocessador. Este, por sua vez, gera informações digitais visualizadas no monitor sob a forma de curva de pulso e valor numérico. A SpO reflete a quantidade de moléculas de hemoglobina ligadas ao oxigênio, sabendo-se que ela possui a capacidade de carregar 98 a 99% de todo o oxigênio presente na corrente sanguínea.
A oximetria de pulso apresenta-se como um método de monitoração de baixo custo e de fácil manuseio, que não impede a movimentação do paciente. A interpretação dos resultados é fácil, e a técnica diminui a quantidade das coletas da sangue arterial.











ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA







Enfermagem em terapia intensiva: práticas e vivências/RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER.... (et al). Porto alegre:Artmed,2011