Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

OXIMETRIA DIGITAL DE PULSO



A oximetria de pulso(SpO2)como monitoração de situações em que se observa a presença de hipoxia em pacientes com distúbios respiratórios apresenta-se como um método simples e seguro. Fundamenta-se no princípio da espectrofotometria, ou seja, consiste em um dispositivo que emite alternadamente luz vermelha e infravermelha. O sensor do oxímetro de pulso é composto por uma fonte de luz e um fotodetector, cuja finalidade consiste em receber e diferenciar a luz transmitida e observida pelas moléculas de hemoglobina. Em função da estrutura molecular, a hemoglobina e a carboxiemoglobina absorvem e refletem a luz de forma diferente, possibilitando, ao fotorreceptor, captar tal diferença e encaminhar a informação a um microprocessador. Este, por sua vez, gera informações digitais visualizadas no monitor sob a forma de curva de pulso e valor numérico. A SpO reflete a quantidade de moléculas de hemoglobina ligadas ao oxigênio, sabendo-se que ela possui a capacidade de carregar 98 a 99% de todo o oxigênio presente na corrente sanguínea.
A oximetria de pulso apresenta-se como um método de monitoração de baixo custo e de fácil manuseio, que não impede a movimentação do paciente. A interpretação dos resultados é fácil, e a técnica diminui a quantidade das coletas da sangue arterial.











ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA







Enfermagem em terapia intensiva: práticas e vivências/RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER.... (et al). Porto alegre:Artmed,2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário