Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

HEMODIÁLISE



É o método de diálise através da circulação sanguínea, cujo acesso se obtém por cateter em subclávia, cateter femoral, fístula ou "shunt". A hemodiálise é um processo de filtração do sangue onde ocorre a retirada de toxinas e água acumuladas no organismo.A hemodiálise é feita com a ajuda de uma máquina e um dialisador (capilar ou filtro). Durante a diálise, parte do sangue é retirado, passando através da linha arterial do dialisador onde o sangue é filtrado e retorna ao paciente pela linha venosa. A hemodiálise é o método mais empregado de assistência ao paciente em insuficiência renal aguda. um período de 6 horas de diálise e eficaz, com heparinização sistémica ou regional, com fluxo sanguíneos de 250 cc a 300 cc por minuto. a frequência da hemodiálise será proporcional ao estado catabólico do paciente.

Maria Aparecida Seade
Académica do segundo semestre de enfermagem
RESPIRADOR Á PRESSÃO



OS respiradores/ventiladores ciclados á pressão funcionam com uma fonte de gás, usualmente ar ou oxigênio. Este é encaminhado ás vias aéreas do paciente ate que a pressão preestabelecida seja atingida. Os ventiladores ciclados a pressão são representados pela série Bird-Mark 7, 8 e 14, possuindo como vantagens o fato de não dependerem da eletricidade e serem pequenos e leves facilitando seu uso nos transportes de pacientes.A fase inspiratória é determinada pela pressão alcançada nas vias aéreas. Quando o valor predeterminado é alcançado interrompe-se o fluxo inspiratório, independente do tempo inspiratório ou do volume utilizado para se atingir esta pressão. Desta forma, este tipo de ventilação também não garante um volume corrente adequado e pode ser ineficaz caso haja grandes vazamentos de ar como nos casos de fístulas bronco-pleurais.

Maria Aparecida Seade
Académica do segundo semestre de enfermagem
Cateter Nasal



Cateter Nasal - Visa administrar concentrações baixas a moderadas de oxigênio. É de fácil aplicação, mas nem sempre é bem tolerada principalmente por crianças. pequena sonda número 6,8 ou 10, que é colocada na narina da criança até a parte posterior do nariz (medir a distância entre a base da narina e o canto interno da pálpebra), com fluxo entre 0,5 e 1 L/min, para atingir uma concentração maior que com as cânulas nasais.É um dos método mais econômico e que utiliza dispositivos simples e de fácil aplicação.Mais Nem sempre é bem tolerado em função do desconforto produzido, a respiração bucal diminui a fração inspirada de O2, a irritabilidade tecidual da nasofaringe e há necessidade de revezamento das narinas a cada 8 horas. Seja qual for o método escolhido para a administração de oxigênio, este nunca deverá está seco, porem sempre ligado a um sistema de umidificador.


Maria Aparecida Seade
académica do segundo semestre de enfermagem

BOTA IMOBILIZADORA


A bota imobobilizadora serve para imobilizar qualquer movimento da articulação do tornezelo, luxações,entorses, artrites reumaticas,e pós operatórios, sendo comumente utilizada na substituição da BOTA DE GESSO.
Atua na reabilitação sócial dos portadores de deficiência física,como também em todos os problemas de osso.
A bota veio ao mercado para dar mais conforto a pessoa,devido ela ser mais leve,e ser mais fácil de pisar, e fazer todas as suas necessidades que ela pode oferecer a um paciente, com a bota e muito melhor, você pode tirar fazer compressas de gelo,que é um antiflamátorio natural e muito potente, pode fazer massagens.



REFERÊNCIA:CIT
4ª ED. ANO 2009

ALUNA: Raimunda Elineide Diógenes Colaço
2º semestre de Enfermagem