Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Personal trainer virtual

Aprenda a cuidar da sua saúde no dia a dia em frente ao computador com esta personal trainer virtual.

Dores musculares, dores de cabeça, cansaço visual, olho seco, tendinite etc. Quem nunca ouviu falar dos males causados por ficar muito tempo em frente ao computador, seja executando atividade repetitivas ou apenas focando a sua atenção por um tempo excessivo em frente a um monitor?

Off4Fit é um programa que vai ajudar você a acabar ou então a evitar que tais sintomas comecem a fazer parte da sua vida, por meio de medidas simples e que podem ser executadas rapidamente entre as atividades que você realiza no trabalho.



Ele dirá exatamente quando você deve dar uma pausa no trabalho e executar certos movimentos que vão fazer toda a diferença para a sua saúde, mostrando uma janela na sua tela que ensina cada um dos exercícios recomendados.

São exercícios variados e que ainda são acompanhados por animações de uma instrutora virtual, a qual vai lhe ensinar calmamente, passo a passo, exercícios para mãos, olhos e corpo.

Publicado por: Sâmara Mendes da Silva

Programa avançado para o desenvolvimento de simulações médicas tridimensionais

SOFA é um programa voltado para o desenvolvimento de simulações de objetos tridimensionais, sendo mais indicado para trabalhos técnicos na área médica.

Através de uma arquitetura especial de simulação 3D, o programa proporciona um ambiente de criação avançado, com interatividade aos modelos desenvolvidos e resultando numa poderosa ferramenta de pesquisas e estudos anatômicos.


SOFA 1.0 Beta 4

Publicado por: Sâmara Mendes da Silva

Estetoscópio

Também chamado de fonendoscópio, é um instrumento utilizado por diversos profissionais, como médicos e enfermeiros, para amplificar sons corporais, entre eles:

Bulhas cardíacas;
Ruídos adventícios;
Ruídos Hidroaéreos.

Foi desenvolvido pelo médico francês René Laennec (17 de Fevereiro de 1781 — 13 de Agosto de 1826), quando trabalhava no Hospital Necker, em Paris, em 1816, e é utilizado até os dias auais.



Publicado por: Sâmara Mendes da Silva

Médicos realizam primeira cirurgia por videoconferência em Fortaleza




Em Fortaleza, foi realizada a primeira cirurgia por meio de videoconferência no estado. A operação aconteceu em um hospital que é ligado à Universidade Federal do Ceará.

Publicado por: Sâmara Mendes da Silva

Videolaparoscopia

É uma cirurgia que permite descobrir doenças e fazer operações de alta complexidade. É uma microcâmera de vídeo que filma o que há no abdome e mostra as imagens em um monitor.


Depois da anestesia geral, o especialista faz um corte no umbigo de no máximo 1 centimetro para colocar o primeiro equipamento, onde ficará a câmera de vídeo.







Além da incisão no umbigo, são feitas outras duas na barriga - ás vezes três - com cortes de meio a um centímetro, para passar os outros instrumentos da cirurgia.






Um tubo passa pelo equipamento do umbigo para encher a cavidade abdominal de gás carbônico. O gás é essencial para afastar as alças do intestino. que podem atrapalhar a operação.





Pelo local por onde passou o tubo, é colocada a microcâmera de vídeo que mostrará as imagens da cavidade abdominal em uma tela de televisão. A câmera fica até o fim.





O equipamento



Além dos aparelhos que ficam no abdome para passar a câmera e os instrumentos da cirurgia (pinças, bisturis, tesouras, etc), há todo um equipamento que controla as reações do paciente e a pressão do gás dentro do abdome.

Operação


O médico especialista não realiza a cirurgia sozinho. Ele conta com o apoio de um ou dois outros médicos auxiliares, além de um enfermeiro. A cirurgia exige muita delicadeza, pois os movimentos são avaliados apenas pela tela da televisão.


História


A videolaparoscopia foi desenvolvida pelos alemães na década de 80. A primeira cirurgia feita no Brasil foi de vesícula biliar, em 1990, em São Paulo, e em Brasília em 1991 no Hospital Santa Lúcia. Na Europa e nos Estados Unidos, cerca de 70% das cirurgias abdominais são feitas com videolaparoscopia. O treinamento para lidar com tal equipamentos é feito em porcos ou em bonecos.


Vantagens

O sangramento, quando feita a videolaparoscopia, praticamente inexiste. Na maioria das vezes, gazes são suficientes para estancar o sangue. O tempo do pós-operatório diminui em três vezes. O uso de antibióticos, antiinflamatórios e anestésicos é bem menor. O risco de se formar hérnia abdominal - que aparece quando um corte de uma cirurgia tradicional deixa a parede do abdome mais fraca e esta cede com esforço físico - cai em cinco vezes. Diminuem pela metade os riscos de infecção, graças às incisões mínimas e ao pouco sangramento.

Como o trauma da cirurgia é bem menor, as chances de se formar aderência entre órgãos - quando o tecido de um órgão se fixa ao de outro - ficam reduzidas em cinco vezes. O pós-operatório é bem mais rápido e a pessoa volta a andar logo. Isso reduz as chances de acontecer o que se chama de tromboembolia (formação de coágulo no pulmão, que pode ser fatal). Por fim, há muita vantagem estética, pois as cicatrizes quase não aparecem.


Contra-indicação

Quem tiver insuficiência cardíaca grave não pode fazer essa cirurgia. As complicações que podem acontecer são: lesão na alça abdominal e em vasos sanguíneos.

Publicado por: Sâmara Mendes da Silva