Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Técnologia & Saúde - Mamografia

   A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
    Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.

   A Mamografia é um processo de utilização de baixa dose de raios-X (geralmente em torno de 0,7 msv). É utilizado para examinar diferentes tipos de tumores e cis. A mamografia tem sido comprovada para reduzir a mortalidade por câncer de mama, comprovada pela primeira vez à salvar vidas em pesquisa publicada por Sam Shapiro, Strax Philip e Venet Louis em 1966. Como todos os raios-x, as mamografias usam doses de radiação ionizantes para criar a imagem. O ultra-som e a ressonância magnética são auxiliares à mamografia. O ultra-som é normalmente usado para avaliação de massas encontradas na mamografia ou massas palpáveis que não se vêem em mamograma e a ressonância magnética pode ser útil para avaliação de resultados duvidosos, ou às vezes para avaliação pré-cirúrgica para procurar lesões adicionais. Biopsia de mama estereotáxica é outro método mais comum para avaliação de resultados suspeitos. A mamografia tem uma taxa de falso-negativos de pelo menos 10 por cento. Isto é em parte devido aos tecidos densos obscurecendo o câncer e o fato de que o aparecimento de câncer na mamografia tem uma grande sobreposição com a aparência dos tecidos normais. 

Por: Sâmara Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário