Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

BRONQUITE E ASMA

Apesar de serem facilmente confundidas, a asma e a bronquite são duas doenças completamente diferentes, com causas, sintomas e tratamentos bastante específicos. A asma não tem cura, por ser uma doença genética, e pode atingir indivíduos de qualquer faixa etária, especialmente as crianças.
Os sintomas da asma são tosse, que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração (catarro); falta de ar; chiado no peito e dor ou aperto no peito.
A bronquite por sua vez, é definida quando há presenças de tosse com muco (catarro) na maioria dos dias do mês, em três meses ao ano, por dois anos sucessivos, se outra doença que explique a tosse, comenta o médico. É uma DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), assim como o enfisema pulmonar.
Para evitar as crises os médicos citam alguns cuidados que devem ser observados por quem sofre de asma como respirar pelo nariz, evitar contato excessivo com poeiras e poluição, evitar ambientes aglomerados e fechados, cuidar da hidratação, estar em bom estado nutricional e boas condições físicas, procurar um médico.
academico:Emidio Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário