Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM

Fabricio Araujo Amaral

Informática em Enfermagem é a especialidade que integra a ciência da enfermagem, a ciência da computação e a ciência da informação para gerenciar, comunicar dados, informação e conhecimento da prática de enfermagem.
Como as aplicações do computador nos próximos anos dependem do que está se fazendo agora, parece haver um consenso para que as Instituições de Enfermagem preparem os alunos para enfrentar o impacto da tecnologia computacional considerando o presente e o futuro.
A correlação que podemos notar do envolvimento da informática na enfermagem é amplo, nos dias atuais o computador é de mera importância em um local de trabalho.
Com os diversos programas de digitação que um computador dispõe, pode-se deixar armazenado tudo o que acontece em um hospital, desde os funcionários até mesmo aos pacientes.
A Saúde é uma das áreas onde há maior necessidade de informação para a tomada de decisões. A Informática em Enfermagem é o campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para aperfeiçoar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas. O crescimento da Informática em Enfermagem como uma disciplina deve-se, em grande parte: aos avanços nas tecnologias de computação e comunicação, à crescente convicção de que o conhecimento médico e as informações sobre os pacientes são ingerenciáveis por métodos tradicionais baseados em papel, e devido à certeza de que os processos de acesso ao conhecimento e tomada de decisão desempenham papel central na Medicina moderna.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário