Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CÉLULAS DO FIGADO CULTIVADAS EM LABORÁTORIOS PODERÃO SER USADAS EM TRANSPLANTES.


Uma nova esperança para pacientes que sofrem de doenças hepáticas: cientistas alemães conseguiram cultivar células de fígado humano em laboratório com uma nova técnica bastante promissora.As células são cultivadas em matrizes biodegradáveis, uma espécie de esqueleto de plástico que imita o material fibroso do órgão.
Apesar de ser uma alternativa promissora para os pacientes que sofrem de doenças de fígado, a aplicação da técnica deve demorar. Para viabilizar um tratamento será preciso realizar vários testes clínicos,Segundo o cientista Mies há muito tempo a Medicina está em busca de alternativas que ajudem os pacientes com doenças de fígado no espaço de tempo entre a falência do órgão e a espera do transplante.Sabe se que a muito tempo as células hepáticas são cultivadas mas a finalidade agora é conseguir imitar o lóbulo de funcionamento do órgão. Pacientes com falência aguda do fígado (quando o órgão para de funcionar) podem recorrer ao uso de células de laboratório segundo Mies.
A cada dez pacientes nesse estado, nove morrem. "Nessas situações somos obrigados a tentar saídas mais ousadas. Foram alternativas assim que fizeram surgir a técnica de transplante", explica o especialista.

revista veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário