Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

USP DESENVOLVE EXOESQUELETO ROBÓTICO


Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolvem um exoesqueleto robótico para pessoas com limitações nos movimentos dos braços,financiado pela FAPESP, o projeto visa a estudar o controle motor do braço por meio de um dispositivo robótico que simula as funções do membro humano.O objetivo é desenvolver um exoesqueleto para aplicar movimentos similares ao de um braço humano em uma órtese.
Órtese é um dispositivo aplicado externamente ao corpo que modificam os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético.
Para uma pessoa sem limitações físicas, levar alimentos ou um copo d’água à boca pode ser uma tarefa banal. Mas, para quem não possui os movimentos dos braços, essa ação aparentemente simples implica uma mudança radical de vida, que pode ser traduzida em mais independência, entre outros benefícios.
Sabe se que na maioria dos casos de deficiencia qualquer avanço é uma grande conquista,e felizmente a tecnologia aumenta a chance de pessoas com limitações a alcançarem a tão desejada autonomia.


REVISTA EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário