Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

LIDICO



O conceito do uso da curva de pressão arterial para mensurar mudança de fluxo de sangue foi proposto por Otto Frank, em 1899. Já a técnica da diluição de lítio para medir débito cardíaco foi descrita por Linton, em 1993. O LIDICO não é um método de contorno de onda de pulso, mas uma técnica que utiliza a análise da pressão de pulso para a mensuração do débito cardíaco.
A calibração do sistema é feita através de um bolus de cloreto de lítico (0,002 a 0,004mm0l/kg) injetado em cateter central ou periférico. A concentração subsequente de lítio na circulação é medida por um eletrodo lítio-sensível situado na arterial.
Essa informação é usada para gerar uma curva de tempo de concentração de lítio, e o débito cardíaco pode ser calculado pelo conhecimento da quantidade de lítio e da área após o primeiro pico, representando o débito cardíaco antes da recirculação. Uma bomba é utilizada para controlar a taxa de fluxo de sangue por meio do sensor em 4ml/min, e a entrada excêntrica assegura a mistura da amostra de sangue quando esta passa pela membrana permeável ao lítio. O sensor tem que ser sensibilizado com soluçaõ salina para realizar a conexão elétrica entre o eletrodo e a amostra de sangue.O teor de lítio é farmacologicamente inerte e seguro. Doses tóxicas apenas são alcançadas se a dose máxima recomendada for muito excedida.



ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA



ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS/RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER... (ET AL). PORTO ALEGRE: ARTMED,2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário