Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

VIGILEO



O monitor Vigileo também constitui um método minimamente invasivo que utiliza um sensor denominado Flotrac para medida contínua do DC por meio da pressão arterial. Como o DC é calculado a partir da multiplicação do VS pela FC, o sistema Flotrac utiliza esse cálculo; entretanto, substitui a FC pela frequência de pulso e multiplica por um volume sitólico calculado pelo formato da onde da pressão arterial, associando-se com os dados antropométrico dos pacientes e utilizando-se cálculos matemáticos.
Um estudo, que comparou o sistema Flotrac com outros métodos de verificação do DC em pacientes pós-operatórios de cirurgia cardiovascular, mostrou que houve similaridade na capacidade de monitoração. Uma vantagem da utilização desse método é a não necessidade de calibração manual pelo profissional de saúde. É preciso que haja atenção do enfermeiro em relação aos aspectos técnicos de manutenção da linha arterial. Com indicações para pacientes estáveis hemodinamicamente (pois situações de vasoconstricção grave poderiam alterar a leitura fidedigna), o monitor tem evoluído e já eixtem estudos mostrando sua utilização na monitoração de pacientes sépticos.
O monitor mostra o débito cardíaco, índice cardíaco, volume sistólico, índice de volume sistólico, variação de volume sitólico, resistência vascular sistêmica e índice de resistência vascular sistêmica, sendo um importante aliado ao enfermeiro à beira do leito para orientar a reposição volêmica. A ScVO pode ser obtida conectando-se o cabo de fibra óptica específico ao monitor Vigileo. Em situações de transporte, recomenda-se a desconexão do cabo somente no monitor.




ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA





ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS/ RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER...(et al). PORTO ALEGRE:artmed, 2001.

Um comentário:

  1. Tenho 3 aparelhos novos para venda pouco uso razão da venda é por ter fechado a empresa para comercialização. Alguem interessado entrar em contato (21) 98282 9793 Paulo Cesar

    ResponderExcluir