Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ELETROCARDIOGRAFIA



Os fenômenos elétricos que ocorrem durante a ativação miocárdica propagam-se pelos meios condutores que circundam o coração e determinam, na superfície corporal, diferenças de potencial que são passíveis de registro pelos eletrocardiógrafos.
O eletrocardiograma(ECG) é o registro gráfico da atividade elétrica do coração. A propagação do impulso elétrico através do coração produz correntes elétricas fracas ao longo de todo o corpo, que podem ser detectadas e amplificadas pela máquina de ECG e registradas em papel gráfico. O ECG é registrado em papel gráfico, na velocidade (linha horizontal) de 25mm/s, ou 1mm a cada 0,04 segundos. A amplitude (linha vertical) das inscrições no ECG é mensurada em miliVolts, e a duração das inscrições, em segundos.
Cada fase do ciclo cardíaco é representada por ondas específicas que são captadas e registradas em um traçado de ECG. Os traçados podem ser observados em um papel ou monitor . A atividade elétrica é captada por um conjunto de eletrodos colocados em pontos específicos sobre o corpo.
O eletrocardiograma é um recurso gráfico capaz de indicar alterações do miocárdio, como nos casos de doenças das artérias coronárias, hipertensão arterial, cardiomiopatias, doenças metabólicas e alterações eletrolíticas, além dos efeitos tóxicos ou terapêuticos de drogas e próteses. Trata-se de um exame complementar seguro, acessível, de baixo custo e de excelente reprodutibilidade.
O ECG realizado em situações patológicas ou mesmo para uma avaliação cardiológica de rotina pode ser útil para comparação futura.



ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA




ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA: PRÉTICAS E VIVÊNCIAS/ RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER...(et al). PORTO ALEGRE: Artmed, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário