Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ELETROENCEFALOGRAMA EEG



Determina a ausência de atividade elétrica cerebral. Existem limitações, como o surgimento de interferências-artefatos-em ambientes como as UTIS, bem como a persistência de atividade elétrica residual em alguns pacientes.
Uma vez diagnosticada a ME, deverá seguir a manutenção prolongada do corpo por meio de ventilação mecânica e outras medidas, objetivando a doação de órgãos. Para tal, o enfermeiro de terapia intensiva deve ter conhecimento das alterações fisiopatológicas decorrentes da ME, para que, junto à equipe multidisciplinar, conduza o manuseio adequado, pois a perfusão inadequada de órgãos e tecidos constitui grande empecilho para o êxito nos transplantes.
Dessa forma, os potenciais doadores são cadáveres nos quais a manutenção da estabilidade dos parâmetros hemodinâmicos é fundamental para assegurar adequada perfusão e oxigenação aos órgãos que serão extraídos. A morte encefálica é um processo complexo, consequência de uma catástrofe ao sistema nervoso, decorrente de processo de elevação da pressão intracraniana (PIC) e falha dos mecanismos de manutenção da perfusão cerebral, que alteram a fisiologia dos sistemas orgânicos, englobando uma série de alterações neuro-hormonais que levam à disfunção múltipla dos órgãos.


ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA



ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS/ RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER...(at al). PORTO ALEGRE: Artmed, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário