Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MONITOR PICCO



É considerado um método de monitoração hemodinâmica minimamente invasivo, pois parte da premissa de que o paciente crítico já necessita de um acesso venoso central para a infusão de drogas e volumes e de um acesso arterial para monitoração da PAM. Em contrapartida, esse método de monitoração, que se baseia no principio da termodiluição transpulmonar, utiliza esses dois dispositivos.
A termodiluição transpulmonar inicia-se com 2 a 3 bolus de solução fisiológica fria, por meio de um sensor de temperatura, que é injetado em via central. A temperatura da solução deve estar aproximadamente em 8°C, embora alguns estudos demonstrem que pode ser utilizada na temperatura ambiente, em torno de 22°C. Os diferenciais de temperatura são aferidos em cateteres posicionados na artéria femoral, apesar de poderem ser utilizados em cateteres radiais com medidas específicas.
O monitor utiliza equações matemáticas para análise do trabalho cardíaco e calcula o tempo médio de passagem e de queda exponencial da curva a partir da termodiluição. O tempo médio de passagem compreende o intervalo em que a metade do volume do indicador térmico percorre a distância entre o ponto de injeção (cateter central). Já o tempo de queda exponencial é o tempo em que o indicador térmico atravessa o território pulmonar.







ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA






Enfermagem em terapia intensiva: práticas e vivências/RENATA ANDRÉA PIETRO PEREIRA VIANA, IVETH YAMAGUCHI WHITAKER... et al. PORTO ALEGRE: Artmed,2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário