Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A EUROPA HABITADA POR GIGANTES

Em 1932, trabalhadores de uma construtora de estradas estavam cavando próximo ao Coliseu, em Roma, quando um deles atingiu um objeto duro. Tratava- se do crânio e da presa de um elefante. No decorrer dos anos, cerca de 140 restos fossilizados de elefantes foram descobertos em Roma e em suas proximidades. O primeiro caso foi confirmado no século 17.
Pensava-se que os ossos fossem de elefantes importados para a Roma antiga ou dos trazidos à Itália por Aníbal, general cartaginês. G. B. Piancini, padre e professor ciências naturais em Viterbo no século 19, questionou essa ideia. Visto que os ossos foram encontrados principalmente em depósitos aluviais, ele chegou à conclusão de que eram de animais que morreram em outra parte e foram levados àquele local por enchentes.
Muitos fósseis de elefantes encontrados na Itália não são das espécies que existem hoje. São de uma espécie extinta chamada Elephas antiquus, ou elefante-antigo. Esses animais tinham presas quase retas e podia atingir a altura de 5 metros ao nível dos ombros.
O registro fóssil indica que houve uma época em que eles existiam por toda a Europa, assim como os mamutes. Na maioria das vezes, fósseis de elefantes são encontrados em leitos fósseis com restos de outros animais, incluindo de alguns inimigos naturais.

Um comentário: