Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FÍSICA DO RAIO X E ALGUMAS TÉCNICAS RADIOGRÁFICAS


Raios X
Tipo de radiação eletromagnética penetrante e invisível ao olho humano, com comprimento de onda menor que o da luz visível. Os raios X são produzidos quando se bombardeia um alvo, como um metal, com elétrons em alta velocidade. Essa capacidade de penetração permite que os raios X sejam utilizados para fazer imagens do interior do corpo humano ou de estruturas internas de objetos, seja na indústria, na Medicina ou na pesquisa científica.
Foram descobertos por acaso, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923), quando trabalhava com um tubo de raios catódicos – aparelho que emite elétrons acelerados e focados para uma tela fosforescente e constitui a base da televisão. O tubo estava envolto por uma caixa de papelão negra, mas Roentgen percebeu que uma tela deixada perto emitia luz
toda vez que o tubo funcionava. Ele provou que a causa da luminescência eram raios invisíveis e misteriosos que chamou de “X”.
Esse tipo de radiação é produzida sempre que os elétrons em alta velocidade atingem um objeto; parte da energia do choque produz os raios ao atingir os átomos do alvo.
Assim como a luz visível, os raios X também podem sensibilizar o filme fotográfico. Seu grau de absorção por uma substância depende da densidade e do peso atômico dela. Quanto menor o peso atômico, mais transparente é a substância aos raios X. Os ossos, por terem elementos de maior peso atômico do que os órgãos e a carne, absorvem mais a radiação e por isso deixam sombras mais escuras no filme fotográfico.

AS PRIMEIRAS RADIOGRAFIAS: Rontgem observou que os raios X podiam atravessar os corpos. Todavia, não o fazia com a mesma facilidade para todos eles. Alguns materiais se apresentavam mais opacos e outros mais transparentes. Uma das primeiras Radiografias obtidas por Rontgen foi, quando o mesmo radiografou a mão da Sra. Anna Bertha Ludwig Rontgen, em novembro de 1985. Por seus trabalhos, Wilhelm Conrad Rontgen recebeu o primeiro prêmio Nobel de Física no ano de 1901.
FORMAÇÃO DA IMAGEM RADIOGRÁFICA :
Numa radiografia, a imagem é obtida porque a quantidade de prata que se precipita em cada ponto da película radiográfica é diferente.Quando a luz, que incide sobre os cristais, é suficientemente intensa para desorganizar a maioria dos cristais de uma determinada área, o processo de revelação produzirá, nessa área, muita prata metálica. A prata metálica é negra. Por outro lado, quando uma área não recebe luz, a revelação química dissolve os cristais de brometo de prata e nenhuma prata é precipitada, ficando a área clara e transparente. Entre esses extremos,muitas tonalidade cinza são possíveis.
O fóton de luz produzido no écran de intensificação, ao incidir sobre o brometo de prata, descola alguns elétrons dessa estrutura. Isso permite que os íons brometos se convertam em átomos de bromo. Estes abandonam a rede cristalina e são absorvidos pela gelatina da emulsão deixando livre a prata iônica. Até antes da revelação, a prata liberada no ponto de incidência do fóton luminoso constitui o que se chama de Imagem radiográfica latente.
A IMAGEM RADIOGRÁFICA:A radiografia é o registro da imagem de um objeto produzida pelos raios X. O valor propedêutico de uma imagem radiográfica exige que ela possua bom contraste. Defini-se como contraste (C) à relação entre a intensidade da radiação que atravessa o objeto (Is) e a intensidade da radiação que atravessa as áreas vizinhas (Io) a ele.
TOMOGRAFIA: tomografia é técnica radiográfica utilizada na obtenção de imagens de secções do corpo. O seu princípio está baseado no borramento das imagens dos objetos que estão antes ou depois do plano de interesse, também chamado plano focal ou plano objeto. Esse exame é chamado também de planigrafia, estratigrafia ou laminografia. Para se obter a imagem do objeto desejado, usam-se tomografias lineares, circulares, elípticas ou hipocicloidais.
PANTOMOGRAFIA: a pantomografia é muito empregada nos estudos das arcas dentárias. Graças a essa técnica, superfícies curva podem ser radiografadas e apresentadas como se fossem planas. A radiografia é obtida da seguinte maneira: o paciente mantém a sua cabeça imóvel entre a ampola de raios X e o filme radiográfico. Esse filme é protegido por uma cobertura metálica que possui uma única fenda através da qual o filme pode ser exposto aos raios. Essa fenda se move sincronicamente com a ampola, a qual descreve um arco de círculo em torno da cabeça do paciente. Assim, ao término do movimento circular da ampola, a fenda terá percorrido toda a superfície da película radiográfica, projetando a imagem de cada ponto de percurso. Uma outra técnica mantém fixa a posição da ampola de raios X e faz girar a cabeça e o filme (F).

Garcia,Eduarda A.C.
Biofísica/ Eduardo A.C. Garcia. São Paulo:SARVIER,2002. PG 158.


Ariane Cíntia Sales Mendes
Enfermagem II Semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário