Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ULTRA-SONOGRAFIA




O que é ultra-sonografia?A ultra-sonografia é uma técnica de diagnóstico baseada em imagens, que utiliza ultra-som para visualizar músculos e órgãos internos, seu tamanho, estrutura e possíveis patologias ou lesões. A ultra-sonografia é comumente usada da obstetrícia e durante a gravidez. Existe uma vasta gama de usos diagnósticos para a ultra-sonografia.
Usos da ultra-sonografia em diagnósticos

A ultra-sonografia é amplamente usada na medicina para diagnósticos. É possível realizar procedimentos terapêuticos usando-se a ultra-sonografia como guia, como em biópsias e coleta de fluidos. Tipicamente durante a ultra-sonografia um aparelho chamado transdutor é colocado diretamente sobre a área e então movido sobre o paciente. Um gel é usado para parelhar o transdutor e o paciente.
Ultra-sonografia é eficiente para gerar imagens dos tecidos moles do corpo. Estruturas superficiais, como músculos, tendões, testículos, seios e cérebro neonatal, têm sua imagem produzida por freqüência mais alta (7-18 MHz), a qual produz melhor resolução axial e lateral. Estruturas mais internas, como fígado e rins, têm imagens geradas em menor freqüência (1-6 MHz), a qual tem menor resolução axial e lateral porém maior penetração.
A ultra-sonografia é usada por exemplo em:* Cardiologia.
* Gastroenterologia.
* Ginecologia.
* Obstetrícia.
* Oftalmologia.
* Urologia.
* Musculoesqueletal, tendões, músculos e nervos.
* Vascular, artérias e veias.
* Intravascular; aspiração de fluidos guiada pelo ultra-som.
* Intervencional; biópsia, drenagem de fluidos, transfusão intrauterina.

A sondagem por ultra- sonografia foi empregada inicialmente nos estudos batiométricos para conhecer o perfil do fundo dos rios e mares. A sua aplicação nas ciências médicas permitiu um grande avanço nos estudos dos pacientes, pois, além de fornecer informações importantes sobre as estruturas do corpo, seu uso difundiu-se rapidamente por se tratar de uma técnica não- invasiva. A qualidade dos equipamentos tem sido aperfeiçoada e a riqueza dos detalhes que eles fornecem tem permitido que se conheça mais sobre as características e os mecanismos de varias patologias. O uso da ultra-sonografia já se alargou por quase todas as especialidades médicas. Daí, a importância que sejam conhecidos os fundamentos teóricos em que repousa a obtenção de imagens com ajuda dos ultra-sons. A imagem ultra-sonografia deve-se aos ecos que são produzidos nas diversas estruturas do corpo quando o feixe de ultra-sons as alcança. Os ultra-sons são sons com freqüências acima de 20KHz, que é o limite superior da audição humana . Na ultra-sonografia usam-se ultra-sons na faixa de 2 a 10MHz. Os pulsos de ultra-som, refletidos no interior do corpo, são captados e processados, podendo-se obter informações quanto à distância, à velocidade e a densidade do objeto refletor.


Garcia,Eduarda A.C.
Biofísica/ Eduardo A.C. Garcia. São Paulo:SARVIER,2002. PG 158.

Ariane Cíntia Sales Mendes
Enfermagem II Semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário