Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

bacterias


bactérias
As bactérias são pequenos micro organismos que podem ser encontradas em qualquer lugar comoos mais comuns como corpo humano, ar, água, alimentos dentre outros.
As bactérias nem sempre são maléficas, pois um exemplo disso e que temos bactérias em nosso alimentos como pão por exemplo, existe uma bactéria nele que da a conservação para que o mesmo tenha um período de “vida útil” maior, as bactérias são muito importantes para a sociedade pois muitos medicamentos possuem composição bacteriana.
Temos também bactérias que podem causar seria patologias, as bactérias não possuem núcleos e sua estrutura e bem simples comparada as células humanas que possuem bem mais estruturas.










Célula bacteriana                                                                                  célula humana
Quando uma bactéria entra no corpo humano ela se liga a um tipo de tecido ou órgãos para poderem proliferar e danificar as estruturas. Geralmente as bactérias possuem uma estrutura conhecida como plasmídeo que e responsável pela resistência bacteriana que se da quando um antibiótico chega ao micro organismo, o plasmídeo entra em ação para impedir que o antibiótico destrua o micro organismo, conhecido como bactéria, isso e conhecida como resistência bacteriana com a atuação do plasmídeo.
Algumas bactérias que são super.Resistentes possuem um a estrutura que faz com que a mesma possa sobreviver a uma mudança drástica de temperatura.
As bactérias são organismos simples com uma complexidade  enorme ao mesmo tempo, pois apesar dela ser uni celular com estruturas completamente simples elas possuem a capacidade de resistir a altas temperaturas, mais isso e só algumas bactérias mais como isso se da?Quando ela e levada à alta temperatura ela para a sua proliferação entra em uma “capsula” e só  sai de lá quando encontra uma temperatura ambiente pra continuar seu processo de proliferação novamente.
Referencias: Microscopia de luz em microbiologia - Morfologia bacteriana e fúngica
Editora: Artmed


                   
     Fabricio Araujo Amaral

     ENFERMAGEM II

Nenhum comentário:

Postar um comentário