Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CELULITE


                   A celulite é uma infecção bacteriana extensa da pele e dos tecidos que se encontram por baixo dela.
                 A celulite pode ser causada por diferentes bactérias; a mais frequente é o estreptococo. Estas bactérias espalham-se rapidamente sobre uma ampla área porque produzem enzimas que impedem que os tecidos limitem a extensão da infecção. Os estafilococos, outro tipo de bactéria, também podem causar celulite, mas, em geral, numa área mais reduzida. Outras bactérias causam celulite após determinadas lesões, como as mordeduras de animais ou as lesões cutâneas ocorridas em água doce ou salgada.
                Em geral, a celulite desenvolve-se nas pernas. A infecção costuma aparecer depois de a pele ter sido danificada em virtude de uma lesão, ulceração, pé-de-atleta ou dermatite. As zonas da pele que incham devido a líquido exsudado (edema) são as mais vulneráveis. A celulite tende a recidivar nas cicatrizes cirúrgicas ou perto delas (por exemplo, na cirurgia das varizes). Contudo, podem também surgir em pele que não foi danificada.
               A infecção pode espalhar-se rapidamente e penetrar nos vasos linfáticos e na corrente sanguínea, depois do que se pode espalhar por todo o organismo.



 Bibliografia
Ganong, WF. Fisiologia Médica. 4 ed. São Paulo. Atheneu, 2006.




Neuciane Pereira
Enfermagem II semestre/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário