Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

LEITE MATERNO: UMA RECEITA INCOMPARÁVEL


   A ciência modrena tem comprovado as inigualáveis vantagens do leite materno humano quando comparado o leite estraído de outras espécies animais como: vaca e cabra. O leite materno de fato é de longe o alimento mais apropriado à criança. O colostro, primeiro leite produzido pela mãe atua como laxante suave e é portador de fatores que estiumulam o desenvolvimento da flora intestinal contribuindo notavekmente para uma adequada atividade intestinal do bebê e é dotada de uma grande carga de anticorpos, capazes de promover a defesa da criança contra inúmeras doenças contagiosas.
   A receita do leite materno é de tal forma equilibrada que todos os seus ingredientes sõ encontrados na dose exata para suprir a necessidade do bebê. Ao compará-lo ao leite da vaca, por exemplo, verifica-se que contém menos caseína (uma proteína mais isso não confere vantagem ao leite da vaca), essa proteína presente no leite da vaca provoca a formação de coágulos proteicos que a criança normalmente tem dificuldade de digerir ou pode comprometer sua função intestinal. O leite da vaca contém maior concentração de minerais podendo acarretar uma sobrecarga do rins acarretando problemas futuros.
   Sabemos que o aleitamento favorece também a mãe, para o retorno do útero ao seu tamanho normal e de contrubiuir para a redução de processos hemorágicos após o parto, diminuindo a possibilidade de câncer nos seios. O aleitamento cumpre o papel fundamental de aprofundar a relação entre mãe e filhoe favorecendo o desenvolvimento de um sentimento de proteção e segurança no bebê.


Elcicléia Alvarenga


REf:Lomba ,Marcos,saúde total:clinica médica:diagnóstico,tratamento e prevenção,2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário