Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Esta doença é muito freqüente e pode afetar pessoas de qualquer idade, constituindo no entanto os idosos o grupo de maior risco.
Pode ser causada por vários microrganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Mais de metade de todos os casos de pneumonia é causada por bactérias e, destas, o pneumococo é o mais freqüente. Muitas vezes, a pneumonia evolui a partir de uma simples gripe ou constipação mal curada.
A pneumonia bacteriana clássica inicia-se de forma abrupta, com febre, calafrios, dores no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada por vezes com sangue à mistura.
Na maioria dos casos, as pneumonias tratam-se em casa, com antibióticos, mas o internamento hospitalar pode ser necessário, em particular quando o paciente é idoso.
No ano de 2007, mais de 34.000 pessoas foram internadas em Portugal com esta doença. A pneumonia foi a causa de morte de seis mil portugueses em 2006, de acordo com dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias.


Aparecida Seade
Acadêmica do 2° semestre de enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário