Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Abscesso Pulmonar

                                                                     Abcesso Pulmonar

Abscesso Pulmonar é definido como uma infecção supurativa aguda ou cronica do parequima pulmonar causada por um unico microorganismo ou multiplos, prodominantemente anaerobicos de boca, que resultam em destruição do tecido pulmonar e eventual forma de cavidade.
O diagnostico de abscesso pulmonar é baseado na aparencia clinica de gram do escarro não e especifico e  geralmente demostra floral oral mista.A rotina de mesmos não uteis no diagnosticos. As culturas mais realizadas são aquelas obtidas por meio de aspiração transtóracica percutanea guiadas por imagens ou por levados de PSB e aspiração.Na  radiografia de torax  um abscesso pulmonar aparece com um infiltrado cavitário com ou sem nível hidraério.
A apresentação clínica é insidiosa, com início dos sintomas ocorrendo em geral duas semanas antes da avaliação. O paciente apresenta tos se, expectoração purulenta pútrida, hemoptise (25% dos casos), calafrios, febre, sudorese no turna, perda de peso, dor torácica e anorexia.Nos quadros clínicos suspeitos, a radiografia de tórax deve ser solicitada e mostra uma lesão ca vitária solitária, de tamanho variado, conten do ou não nível hidroaéreo (o nível aparecerá quando o abscesso se comunicar com o brôn quio), e mais freqüentemente localizada à di reita. Se houver presença de empiema (ocorre em 30% dos casos), a punção do líquido com cultura poderá demonstrar o agente etiológi co. A análise do escarro será útil se o agente etiológico não for uma bactéria anaeróbia. Métodos mais invasivos de diagnóstico (como a broncoscopia) são raramente usados, sendo reservados para casos de suspeita de neoplasia de pulmão, presença de corpo estranho ou evo lução atípica do abscesso.


Doenças Infecciosas: diagnosticos e tratamento / organizado por Walter R.Wilson e Merle A. Sande; trad. Ane Rose Bolner etal Porto Alegre:Artned;2004
                                                                                                     TATIANA SILVA




Nenhum comentário:

Postar um comentário