Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Diagnostico das Infecçoes Virais

Infecçoes Virais
          

E cada  vez mais importante para o clinico realizar estudos diagnosticos virais,pois as condiçoes prognasticas, epidemiologicas e terapêuticas podem ser muito influenciadas pelo conhecimento de um virus especifico que causa determinada doença. Mesmo se não houver terapia disponivel o estabelecimento de um diagnostico definido de infecçao viral frequentemente e beneficiado por monitoraçao epidemiologica, educaçao dos medicos e pacientes, definiçao do processo da doença de um paciente pode ser efetiva quanto ao custo, pois procedimentos diagnosticos e antidioticoterapia caros pode confirmar o diagnostico suspeito por meio de exame citológico de espécimes clínicos, tentativa de isolar o virus, deteção da presença de antígeneos ou acidos nucléicos virais ou avaliação da resposta imune do paciente ao virus (sorologia).
A tecnica mais simples para o diagnostico viral é o exame citológico de especimes para  a presença de inclusões  virais caracteristicas mas essa abordagem é pouco sensivel e aplicável apenas em alguns vírus, especialmente grupo herpes.


Doenças Infecciosas: diagnostico e tratamento/  organizado por Walter R. Wilson e Merle A. Sande; trad. Ane Rose Bolner...et al. Porto Alegre: Artmed; 2004  
  
                                                                                              TATIANA SILVA 

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário