Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Meningite Bacteriana Aguda

                                                                      Meningite



A meningite Aguda é na maioria das vezes causada por bacterias que possuem cápsulas. Esses organismo são transmitidos de pessoa a pessoa por goticulas ou pelas  mucosas durante o contato intimo.Apesar de algumas leverduras causarem meningites em pacientes com imunidade aparentemente normal elas causam meningite mas frequentemente em paciente cuja imunidade celular esta comprometida, esteroides ou outra forma de imunossupressão natrogenica, sendo que infecções por leverduras devem ser procuradas nesse paciente.
Os achados em meningites são a presença de febre, cefaleia, rigidez de nuca, naúsea e vomito e frequentemente estados variaveis de confusão. Repare que a rigidez de nuca, apenas de comumente presente.Apesar da rigidez  de nuca não ser requerida para fazer o diagnostico de meningite deve ser considerado seriamente o suficiente para requere a realizaçao de uma punção espinal (se um exame meticuloso não revela sinais de massa ou aumento de pressão intracraniana)ja a transição de uma dor de garganta ou outra inrritação do trato respiratório superior para náusea.  


Doenças Infecciosa: diagnosticos e tratamento / organizado por Walter R. Wilson e Merle A. Sande; trad. Ane Rose Bolner... et.al. Porto Alegre: Artmed, 2004.

                                                                                                                           
                                                                                                                               TATIANA SILVA 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário