Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

A descriminalização do aborto

   Aborto é ação ou fato de interromper espontaneamente ou artificialmente uma gravidez. Sendo que a forma espontânea geralmente ocorre por algum distúrbio do aparelho reprodutor feminino ou em consequência de trauma e acidente, ocasionando naturalmente a expulsão do embrião ou feto. Já o aborto artificial é provocado por métodos medicamentosos e invasivos, os quais induzem à expulsão do feto ou a retirada do mesmo por meio invasivo como a curetagem, tais métodos podem acarretar consequências graves e fatais à mulher.
   Sendo o aborto uma tese abrangente e muito discutida em âmbito social, político e religioso, promovendo assim, grande divergência em relação ao assunto, gerando conflitos e polêmicas dentro da sociedade, dividindo opiniôes, pois de um lado é visto como um crime à humanidade, e de outro como o direito à liberdade de escolha das mulheres; porém, sabe-se que no Brasil a lei proíbe a prática do aborto, exceto, em casos de risco de morte para a gestante ou em situações de gravidez consequente de estupro, todavia a lei atribui punição, mediante flagrante do ato criminoso a quem o pratica. Sendo assim, a sociedade adotou duas posturas distintas: a dos favoráveis e a dos não favoráveis ao aborto.
   Para os que são favoráveis ao aborto, a sua legalização significa a autonomia reprodutiva da mulher, ou seja, a sua liberdade de decisão. Eis aí um desafio a criminalização do aborto, essa problemática determina que criminalizá-lo, é uma forma de negar a liberdade de escolha da mulher. Afinal, para eles, descriminalizar o aborto não significa promovê-lo, mas sim aceitá-lo, procuram meios que não seja o penal, para resolver tal questão, porém a sociedade deverá rever seus valores e idais, para que a mulher não sofra punições.
   Para os que são contra o aborto, incentivar sua prática é um crime à natureza humana, pois para eles, todo indivíduo tem direito à vida e não há argumentos contra a mesma em seu desenvolvimento uterino; e que a vida é a razão da existência humana, pois o desenvolvimento fetal é algo extraordinário em sua perfeição biológica, nossos descendentes são a continuidade da espécie humana. Além disso essas pessoas geralmente são muito religiosas, e para elas, a prática do aborto é um crime ou um pecado imperdoável perante Deus.
   Diante disso,acredita-se que a vida só deve ser interrompida em situações extremas, ou seja, quando houver risco de morte para a grávida, ou se o feto em desenvolvimento esteja com a vida comprometida.
   Cabe ao Estado junto á sociedade, promover, desenvolver e introduzir como disciplina, à questão do aborto e da sexualidade o quanto antes pois, nossos jovens que são o futuro do país, possam ver o assuntocom mais responsabilidade e seriedade.                                                



Genilza Sandra de Paiva - IESPES
Enfermagem II- Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário