Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

URETRITE

                                                                            URETRITE

É a doença sexualmente transmissivel mas comumente reconheciadas em homem é com frequencia é vista em mulheres com cervicite coincidente. O período de incubação para a uretrite é de 2 a 7 dias, após os quais geralmente ocorre o inicio abupto de corrimento uretral purulento e desuria.
No homem que apresenta uretrite infecciosa, é bastante provável que se trate de gonorréia; já nas mulheres, essa bactéria pode atacar além da uretra, o colo do útero, as tubas uterinas e os ovários, levando a doença mais grave. O indivíduo apresenta um corrimento uretral (secreção na uretra) com pus, principalmente pela manhã, podendo sujar a roupa íntima. Na uretrite não-gonocócica, essa secreção pode não existir e, quando presente, é mais clara e em menor quantidade.
A dor e/ou ardência ao urinar é outro sintoma bastante comum. A pessoa também apresenta vontade freqüente de urinar, às vezes com sensação de urgência (a pessoa sente que tem que urinar naquele momento). Outro sintoma seria a coceira após urinar. A presença de sintomas parecidos no(a) parceiro(a) ajuda a diagnosticar a doença, mas isso nem sempre ocorre.
Na presença de sintomas como os descritos acima, é fundamental consultar-se com um médico. Apenas com esses sintomas já é possível definir-se qual o provável diagnóstico, muitas vezes passando-se diretamente para o tratamento, sem necessidade de exames de laboratório.
Se o indivíduo apresenta secreção na uretra, ela deve ser coletada com instrumento adequado, e enviada para o laboratório. Pelos exames é possível detectar qual a bactéria envolvida, indicando-se o tratamento mais adequado.


Doenças Infecciosas: diagnosticos e tratamento / organizado por Walter R. Wilson e Merle A. Sande; Artmed, Ane Rose Bolsen...atal. Porto Alegre: Artmed;2004

                                                                                                
TATIANA SILVA 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário