Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR







ATENDIMENTO INICIAL


Objetivo principal do APH ( Atendimento Emergencial em Ambiente Extra-hospitalar ) ou seja fora do ambiente hospitalar, é identificar as situações em que se envolvem as vítimas.

Divide-se em quatro etapas seqüenciais:

  I-Etapa: controle da sena

  II - Etapa: abordagem primária

  III-Etapa: abordagem secundária

  IV-Etapa: sinais vitais e escala de coma

 RECURSOS UTILIZADOS NO ATENDIMENTO

 1-RECURSO MATERIAL

  • Ambulância: equipada para atender todo e qualquer tipo de ocorrência.

 2-QUIPAMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS

 3-CLASSIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

  •  Equipamentos de comunicação móvel e portátil: são os rádios de comunicação das viaturas, que se destacam no Corpo de Bombeiros e viaturas da Polícia, assim como nas ambulâncias. Os rádios são os meios de comunicação mais rápidos e eficazes nesses tipos de atendimento, sem deixar de falar do celular.

  •  Equipamento para segurança no local do acidente: existem dois tipos, o primeiro são os EPEIS ( Equipamentos de Proteção Individual) de cada, socorrista que tem a finalidade de evitar a transmissão de doenças e proteger a equipe de atendimento, como luvas descartáveis, óculos de proteção, máscaras, cones de sinalização, lanternas, fitas para isolar a área etc.

  •  Equipamentos de reanimação e administração de oxigênio: são os equipamentos destinados a garantir a permeabilidade das vias áreas superiores, o ventilador manual ( Ambu), compostos de bolsa, válvula e máscara são os equipamentos para suporte de manutenção das vias aéreas.

  • Equipamento de fixação e imobilização: são as talas de madeira e de papelão utilizadas para imobilização de fraturas e luxações, ataduras de crepom, cintos de fixação, prancha e colete para imobilização etc.

  •  Materiais para curativo: gaze, colar serviçal e bandagens, materiais para fixação da coluna cervical e curativos.

  • Materiais de uso obstétrico: “pacote de parto normal”, material estéril, fechado hermeticamente, contendo campos estéreis, campo para laqueadura umbilical, lençóis e tesouras.

  •  Materiais para verificar sinais vitais: esfignomanômetro, estetoscópio e oximetro de pulso.

  •  Acessórios: maca, cobertor, manta aluminizada e lençóis.

  •  Equipamentos de uso exclusivo do médico: laringoscópio, cânulas para entubação ou tubos endotraqueais, monitor e desfibrilador (cardioversor) e medicamentos.

  • Recurso pessoal: médicos, enfermeiros e motoristas.



                         REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:






SANTOS, Nívea Cristina Moreira; Urgência e emergência para a enfermagem: do atendimento pré-hospitalar APH à sala de emergência/ Nívea Cristina Moreira Santos. 5ª Ed.e/ver.e ampl.São Paulo: Itária,2008.pg.58,59,62,63,64,65,66.



















Ariane Cíntia Sales Mendes

Enfermagem II Semestre



Nenhum comentário:

Postar um comentário