Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

                      Na UTI, exames especializados como Angiocoronariografia, o Holter, e os sistemas de procedimento digital de imagem, como a Radiografia Digital, a Tomografia Computorizada, a Ressonância Magnética, o Ultrassom e a Termográfia, apontam para o momento em que os profissionais de enfermagem desvelam dificuldades de acompanhar os recursos que estão sendo oferecidos pela evolução da ciência tecnológica, e precisamente para esses equipamentos funcionarem, os profissionais da área tem que ter mais informação sobre o mesmo e até capacitação para utilizá-lo, sendo que ajudarão  a melhorar o atendimento aos pacientes/clientes de alto risco.
                      Acredita que a convivência até hoje com os recursos tecnológicos não é "pacífica", pelo medo que a enfermagem tem em se informatizar. Que por isso utiliza outros recursos para substituir a era Digital como se fosse possível atrasar o progresso. Reconhecem que a informática atinge ate hoje a maioria das profissões, sendo necessário que todos os profissionais tenham pelo menos noção básica de informática, que cabe aos estudantes que estão saindo das universidades terem um conhecimento maior dos dispositivos tecnológicos para um cuidado mais intensivo e invasivo. 
                     Conclui-se que, apesar de todos os aparelhos tecnológicos disponível, o enfermeiro hoje ainda realiza o "cuidar" sem a percepção da importância e do equilíbrio que os recursos tecnico-cientifíco podem oferecer para melhorar a qualidade de seu trabalho. Mesmo assim sua ação é holística, visando a educação, administração e pesquisa no ensejo de um melhor desempenho da assistência de enfermagem ao paciente/cliente.





Neuciane Pereira
Enfermagem II semestre 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário