Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

CAXUMBA

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, autolimitada e transmissível, caracterizada principalmente por edema de parótida, com capacidade de produzir infecções generalizadas. O agente causal é um vírus pertencente à categoria do parainfluenza, subgrupo do prarmioxovírus.
O vírus penetra através das vias aéreas superiores e a proliferação ocorre na glândula parótica ou no epitélio superficial da árvore respiratória. A proliferação é seguida de viremia e consequente localização do vírus em tecido glandular. O periodo de incubação é de 16 a 18 dias e o de contagiosidade é de aproximadamente 12 a 22 dias.
Apesar de usualmente apresentar-se como uma doença leve,podem sugir formas graves com meningite asséptica, surdez ou orquite, justificando a vacinação de rotina. No Brasil, a vacina específica para caxumba é utilizada em associação com as vacinas de sarampo e rubéola, apresentando-se, desta forma, com um custo/benefício mais favorável.
A  doença é endêmica com surtos epidêmicos em intervalo de dois a três anos. A transmissão se dá através de contato direto ou através de fômites e se dissemina facilmente entre os comunicantes. Cerca de 20% a 40% dos doentes com caxumba apresentam-se com formas subclínicas, o que dificulta o isolamento rotineiro dos comunicantes.








Brucks, Lucia Ferro
Atualidades em doenças infecciosas: manejo e prevenção/
Lucia Ferro Bricks, Maria Célia Cervi.- São Paulo: Editora Atheneu, 2005









ANNIE ELLEN DE CARVALHO CUNHA




Nenhum comentário:

Postar um comentário