Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Tomografia Computadorizada

                                                          Tomografia Computadorizada


A tomografia computadorizada é um método médico de imagens que utiliza a tomografia, na qual o processamento geométrico digital é usado para gerar imagens tridimensionais do interior de objetos a partir de grandes quantidades de raios-x tirados ao redor. A tomografia computadorizada produz um volume de dados que pode ser manipulado para demonstrar várias estruturas. A tomografia computadorizada moderna permite que esse volume de dados seja reformatado em vários planos, e até em representações em 3 dimensões das estruturas.
Desde a sua introdução nos anos 70, a tomografia computadorizada tornou-se um importante instrumento de imagem suplementando os raios-x e ultra-sonografia. Embora a tomografia computadorizada seja bem cara, ela é importante no diagnóstico de vários problemas médicos. Mais recentemente, a tomografia computadorizada também tem sido utilizada na medicina preventiva.
Uso da tomografia computadorizada no crânio:  O diagnóstico de acidentes cerebrovasculares e hemorragia intracranial é a razão mais comum para o uso de tomografia computadorizada cerebral, a qual pode ser feita como ou sem agente de contraste intravenoso. Para a detecção de tumores, a tomografia computadorizada com contraste é ocasionalmente usada, porém é menos sensível que a ressonância magnética. Tomografia computadorizada também é útil para avaliação de traumas decorrentes de fraturas na face e crânio.
Uso da tomografia computadorizada no peito: A tomografia computadorizada é excelente para detectar alterações agudas ou crônica na parênquima pulmonar (setor de troca de gases do aparelho respiratório) como as decorrentes de enfisema ou fibrose. Usa-se também a tomografia computadorizada na região do peito para diagnóstico de pneumonia e câncer.
Tomografia computadorizada para avaliação cardíaca:A tomografia computadorizada cardíaca resulta em alta exposição à radiação, então o risco potencial deve ser pesado em relação aos benefícios de diagnosticar problemas de saúde importantes como doença da artéria coronária.


http://www.copacabanarunners.net/tomografia.html

TATIANA SILVA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário